Medidas de Combate à Crise no Concelho de Grândola

No seguimento do que já tinhamos alertado neste Blog, a Câmara Municipal decidiu agir, conforme já o tinham feito os Executivos dos Concelhos vizinhos.


"Foram aprovadas medidas de incentivo económico e de promoção do emprego, que implicam um investimento de 1 milhão e 400 mil euros na renovação do parque escolar, com a construção dos Centros Escolares de Carvalhal e Melides, a requalificação da entrada poente da Vila de Grândola e a requalificação/ampliação do Cineteatro e da sede da Sociedade Musical de Fraternidade Grandolense", refere o município.
A Câmara Municipal de Grândola aprovou ainda a recuperação da Estrada dos Mosqueirões, com um investimento de um milhão de euros, e o apoio à construção do novo Quartel dos Bombeiros Voluntários de Grândola, previsto em cerca de 870 mil euros.

O apoio nas despesas com medicamentos, a recuperação de habitações degradadas e a redução em 50 por cento nas taxas, tarifas e preços dos serviços prestados pela autarquia são algumas das medidas anti-crise aprovadas pelo município de Grândola.

Famílias e idosos carenciados e pequenas e médias empresas do concelho vão beneficiar das medidas anti-crise, aprovadas em reunião de Câmara, por maioria, segundo um comunicado enviado hoje à Lusa pela autarquia.
As medidas de combate à crise económica e de apoio aos cidadãos mais desfavorecidos passam pelo apoio nas despesas com medicamentos comparticipados pelo Serviço Nacional de Saúde, até a um limite de dez euros, pela recuperação de habitações degradadas, até ao montante de 2.500 euros, e pela redução em 50 por cento nas taxas, tarifas e preços dos serviços prestados pelo município.
A Câmara de Grândola compromete-se ainda com o reforço das medidas de apoio a famílias carenciadas já existentes, como o desconto de cerca de 50 por cento nas comparticipações familiares dos Programas de Apoio às Famílias.
O aumento das bolsas de estudo, o alargamento do número de famílias cujos filhos são abrangidos pelo primeiro escalão e o reforço das contribuições da acção social escolar para livros e material escolar são outras medidas a implementar no que diz respeito à educação.
Mudar uma lâmpada ou reparar uma torneira são "pequenos trabalhos domésticos" que a Câmara Municipal pretende também levar a cabo junto da população mais idosa e dependente, sem quaisquer encargos para os beneficiários.
A autarquia anunciou ainda a criação de um Gabinete de Apoio à Família - Loja Social.
Quanto ao comércio e às pequenas e médias empresas, a Câmara de Grândola promete reduzir "para 30 dias o prazo médio de pagamento aos fornecedores do Concelho de Grândola" e "privilegiar, no cumprimento estrito da legislação em vigor, as empresas e o comércio locais no fornecimento de bens e serviços".

in Destak

Um comentário:

  1. Depois da eleição de Obama, da crise financeira mundial, da queda anunciada do modelo neoliberal e do nosso Presidente afirmar que se queremos turismo de alta qualidade todos temos que pagar alguma coisa, até que enfim vejo algumas medidas que parecem indiciar ser esta uma câmara socialista.

    ResponderExcluir

Agradecemos o Comentário.