Assinar:
Postar comentários (Atom)
Espaço de Debate e Informação sobre a Vila de Grândola.
Dentro em breve surgirá uma nova funcionalidade e espaço no nosso Blog.
Procurando colocá-lo o mais perto possível dos Grandolenses, iremos lançar as "Conversas na Praça".
Semanalmente, ou quando se justificar, mediante pré-aviso, iremos lançar um debate em directo neste Blog, permitindo a conversa online com todos os leitores, sobre determinado tema.
Procuraremos que os debates sejam efectivamente participativos, e que os nosso convidados aceitem os desafios que vamos lançando.
Contamos convosco! GRÂNDOLA, VILA MORENA - Pequena homenagem à "Sociedade Musical Fratemidade Operária Grandolense", onde actuei juntamente com Carlos Paredes. José Afonso
(...)De facto, Otelo Saraiva de Carvalho escolheu entre três canções de José Afonso: "Grândola", "Traz outro amigo também" e "Venham mais cinco". As últimas duas fazem um apelo ao ouvinte para participar na luta. O que levou o estratego do 25 de Abril à escolha de "Grândola" foi a frase: "O povo é quem mais ordena", um princípio importante para ser proclamado nos primeiros minutos da revolução 57. Além disso, estava proibida a radiodifusão das outras duas canções.
Como foi assinalado atrás, esta canção é a mais conhecida deste autor, pelo que o público continuava a pedi-la, onde quer que José Afonso actuasse. Às vezes, ele recusava apresentá-la, porque não queria fazer disso uma espécie de ritual para idealizar o passado. Ou então pedia ao próprio público que a cantasse, o que condiz com a mensagem e o modo de representação da canção: José Afonso utilizou a tradição musical alentejana, onde se canta muitas vezes em coro polifónico. Nesta forma, há um cantor que canta a primeira estrofe, e o coro canta a segunda. Também o estilo do texto é conforme à tradição alentejana: duas estrofes sempre se espelham uma à outra. Grândola é uma vila no Baixo Alentejo, que serve de exemplo de uma sociedade onde extiste igualdade, liberdade e fraternidade. Na frase "O povo é quem mais ordena", José Afonso fala do poder popular que persistiu ao longo da ditadura, em centros culturais onde não havia directores e as responsabilidades eram partilhadas. Para o cantor, estas formas de relações humanas comprovavam que a ideologia da classe dominante não tinha penetrado no povo. Estes centros remontavam à época anterior ao Salazarismo, quando desempenhavam um papel importante a nível cultural e de consciencialização. O regime fascista dissolveu muitos deles ou reduziu as suas actividades ao desporto outras coisas "inofensivas". No entanto, alguns houve que continuaram o seu trabalho clandestinamente, como foi o caso de Grândola, onde José Afonso actuou algumas vezes.
(in "A canção de intervenção portuguesa - Contribuição para um estudo e tradução de textos" de Oona Soenario, 1994-1995, Universidade de Antuérpia)
Em 1964, Grândola, Vila Morena, fez parte da banda sonora dum pequeno documentário (16 minutos) da autoria de Manoel de Oliveira rodado numa pequena aldeia de Trás-os-Montes, situada entre Bragança e Mirandela: Villa Verdinho – Uma Aldeia Transmontana.
A estreia em público da «Grândola, vila morena», foi na cidade de Santiago de Compostela.
Apenas um pequeno reparo relativo à sondagem apresentada. Não faltará o nome do Anibal Cordeiro(construtor civil)? É que existe a posssibilidade do Dr. Beato não cumprir todo o próximo mandato. É um cenário possivel que o povo deve considerar na altura de escolher.
ResponderExcluirDos que se encontram a votação,nenhum merece a minha pouca confiança em políticos!!!!
ResponderExcluirÉ um favor que fazem ao construtor não votar nele, pois da forma como as coisas andam poderia ser um jogo muito perigoso. Estou certa que férias forçadas acabariam por acontecer.
ResponderExcluirCristina Vieira... alguém votaria em tal pessoa, não é possivel só a familia e não serão todos
ResponderExcluirA Lista é muito fraca ... mas posso fazer umas sugestões para colocarem na próxima sondagem:
ResponderExcluir- Dr. Alcides Bizarro
- Engº Ricardo Campaniço
- Sr.Horácio Carvalho
- Sr. Vitorino Batista
- Sr. Bica
- Sr. Fernando do Vale
- Sr. Ex-Vereador da CDU Artur Santos
- Sr. Manuel Galvão
- Sr. José Manuel Gomes
- Srª Maria da Luz
- Srª Fátima Luzia
- Srª Lurdes Miquelina
- Drª Célia Costa
- Drª Raquel Bizarro
Esta é certamente a lista dos adjuntos !
ResponderExcluirMas isto é um blog a sério ? ou de brincadeira !
Sinceramente.
Falta o ..... DrºIdalécio .... ;-)
ResponderExcluirSe à primeira lista já considerada fraca juntassemos as outras sugestões, "fosga-se"...estariamos entregues aos "bichos" ou quê?
ResponderExcluirAo fim de 34 anos de liberdade "Vai lá vai" o "zé povinho" não merece...
Parece uma brincadeira.
ResponderExcluirMas a lista é engraçada.
Este adjuntos são todos funcionários da Câmara?
ResponderExcluirAlguns são avençados, outros aspiram sê-lo.
ResponderExcluirSobre alguns comentarios aqui publicados, o que acho mais estranho é todos os Gabinetes de projectos de Grãndola estarem calados,sobre a forma emcaputada como todos os trabalhos são canalizados para o gabinete do Vereador de Urbanismo,que por acaso ele até põs no nome da mulher,isto para não criar confusões,porque de facto ele nem tem nada a ver com o gabinete só lhe dá o nome.Será que os outros não falam porque têm medo de alguma coisa.
ResponderExcluirIsto é claramente um blog de comunistas... e para comunistas! Fazem a festa, lançam os foguetes e ainda vão apanhar as canas. Brilhante! Criticam, falam mal... mas soluções, zero!
ResponderExcluirCaro Anónimo...
ResponderExcluirComo vê publicámos o seu comentário.
Acusar-nos de comunistas, é tão justo ( in) como de socialistas , bloquistas, sociais-democratas, anarcas....
Mas claro, aguardamos as suas propostas...para dar algum nível a este espaço de debate aberto....
Cremos que o seu comentário tenha sido apenas um desabafo, nada mais.
Rebobine e diga de sua justiça. Em especial o que o leva a tecer tal afirmação.
Não consigo perceber o comentário do Sr. Anónimo que diz que isto é um blog de comunista, o que será que o leva a tirar esta elação ?
ResponderExcluirNão gosta de se fale do que é real.
Parece-me ter lido alguns comentários que fazem referência a votações em Carlos Beato, no entanto estão desiludidos, será que isso normal. Ou será que só os comunistas é que veem as coisas como elas são.
Está enganado os que não são comunistas também veem e também falam.
aquele que poderia ser um espaço de debate de ideias, critica positiva e confronto de ideias. esta a transformar-se num espaço de calunia escárnio e mal dizer que só serve aqueles que não têm a frontalidade e coragem de enfrentar os vizinhos, colegas de trabalho, seus eleitos ..... é lamentável
ResponderExcluirConcordo. Mas infelizmente na calada da noite é sempre mais fácil. Que mantenha o anonimato o leitor tímido mas pró-activo, bem educado e construtivo. Quando aos temerários que por aqui aparecem , que tenham a coragem de posto o ponto final,acrescentarem o nome...
ResponderExcluirVamos manter o nível como já foi sugerido por alguém. E bem.
Anónimo tímido.
A minha gata é mais inteligente do que eu e possivelmente do que todos os candidatos presidenciáveis. Ela quando quer qualquer coisa que ela acha que precisa exige até obter o que quer. É persistente comporta-se bem e percebe o que lhe digo. Se eu lhe disser: meta-se em casa e ela estiver nessa disposição, vai mesmo. Será que a minha gata pode ser candidata ?
ResponderExcluirVoltando à lista... é interessante, mas sinseramente constam lá pessoas que eu nunca ouvi falar, como por exemplo a Srª Maria da Luz, a Srª Fátima Luzia e a Srª Lurdes Miquelina.
ResponderExcluirAss: Grandolense a 100%
Devo informar que não foi minha intenção ferir ninguém, muito menos a administração. A razão do comentário deve-se ao facto do nome e imagem do blog levaram a uma associação ao PCP, outra razão ainda mais forte, prende-se com a circunstância de a maioria dos comentários que li denotarem um teor tipicamente comunista aliados a uma crítica apenas destrutiva, onde tudo e todos estão mal e nada nem ninguém está bem, o que também não me parece justo.
ResponderExcluirJulgo que o meu comentário pode ser considerado um desabafo pois, ao visitar o blog, era minha intenção aprender algo e poder contribuir para um debate positivo e construtivo para o bem de Grândola, no entanto fiquei ligeiramente desiludido.
Pelo pouco que li ultimamente acredito que esta situação vai melhorar, logo espero brevemente poder contribuir com algumas ideias que ajudem a elevar o nível do debate, como será a vossa pretensão.
Muito bem .
ResponderExcluirAldrabas, fechaduras e rendas de casa.
ResponderExcluirÉ com algum atraso, embora ainda oportuno que relembro uma situação esquecida por muitos.
Na calada da noite, um "dia" o pcp ou apu ou sei-lá... lembrou-se e ao bom uso das ocupações foi até, onde hoje é a BIBLIOTECA e ... substituiu uma fechadura . Fechadura essa, de uma porta que dava acesso á sede do ps local. Bem, se calhar ainda bem que o fez, pois se calhar hoje não teríamos BIBLIOTECA.
O pcp que exiba a dignidade que tanto apregoa e que se faça á vida, como outros tiveram a coragem de o fazer.
É uma vergonha "okuparem" o edifício daquela maneira. Pois agora é mais difícil arranjar outra coisita, rendas daquelas só quando a luisa araujo for eleita (51 votos? é bom! Força luisa amiga, o povo está contigo.
Eleitora Grândolense.